Custo de Vida Irlanda x Brasil

E ai pessoal, desculpem pela demora para atualizar o blog, mas é que mudei de função lá no pub onde eu trabalho e agora to com bem menos tempo, mas isso é assunto para outro post. Nesse post de hoje vou fazer uma comparação rápida entre o preço de alguns produtos que você encontra aqui em Dublin e em Porto Alegre para exemplificar as diferenças entre a qualidade de vida entre essas duas cidades.

Vou tomar, primeiramente, como base para análise, o salário mínimo no Brasil, 510 reais, e comparar o poder de compra com o salário mínimo na Irlanda, que é de 8,65 euros por hora. Também vou supor que esse trabalhador na Irlanda esteja trabalhando 40 horas semanais, ou seja, recebendo 1384 euros por mês. Vou usar essa base porque no Brasil é comum se trabalhar 40 horas semanais. Sei que é covardia, mas vou começar assim. Também vou acrescentar, para melhorar a análise, um garçom brasileiro na história e considerar um salário de 1100 reais por mês. Embora (fiz uma pesquisa bem rápida no google) eu ache que a maioria dos graçons no Brasil recebem menos do que isso).

O primeiro produto que vou comparar é o pão de sanduíche, que é um produto muito consumido tanto em Porto Alegre como aqui em Dublin. Em Dublin o pão de sanduíche da marca mais barata, marca Tesco, no mercado mais barato, mercado Tesco, custa 55 centavos. Em Porto Alegre o mais barato, no mercado Nacional, custa 1,50 reais. Com 1384 euros você compra  2516 pães de sanduíche em Dublin. No Brasil, com 510 por mês, você compra 340.  Já com 1100 reais você compra 733 pães. Um litro de leite em Dublin custa 79 centavos de euro, no Brasil 1,60 reais. Com salário mínimo no Brasil você compra  318,8 litros. Como garçom no Brasil você compra 687,5 litros e em Dublin 1751,8 litros de leite. Um frango assado no Brasil custa em torno de 8 reais, mas vou deixar por 7 porque junto vem sempre uma polentinha, ou farofa. Com salário mínimo brasileiro você compra 73 e como garçom 157 frangos. Em dublin custa 4,50 euros e recebendo o mínimo você consegue comprar 307 frangos.

Agora vou comparar o aluguel de um apartamento de um quarto, no centro da cidade. Aqui em Dublin você encontra um apartamento com 1 quarto, gás central, mobiliado, por 850 euros por mês. Em Porto Alegre encontrei na Guarida, uma das imobiliárias mais baratas, um apartamento de 1 quarto no centro por 640 reais, já incluíndo condomínio e IPTU. É preciso deixar claro que a diferença entre os apartamentos é realmente grande em termos de qualidade e que o centro de Dublin não é uma área desvalorizada como é o centro de Porto Alegre. Além disso, aluguel ou compra de apartamento aqui na Irlanda estão entre as coisas mais caras. Bom, concluíndo o parágrafo, vemos que o assalariado mínimo em Porto Alegre não aluga um apartamento no centro, ficam faltando 135 reais. Já nosso garçom da análise consegue alugar e ainda sobra 460 reais. Em dublin você aluga um apartamento bem melhor, mobiliado e ainda fica com  534 euros.

Aí você vai tomar uma cerveja no final de semana com os amigos. Em Porto Alegre a garrafa de 600 ml de uma cerveja boa como a Skol, em um barzinho legal, custa 4,50 reais. Em Dublin uma Pint (500 ml) de Guinness, que é uma cerveja boa também, custa em média 6 euros. Vamos considerar a quantidade de cerveja que você toma. O ml em Porto Alegre custa  0,0075 centavos de real. Em Dublin custa 0,012 centavos de euro. Com 510 reais por mês você pode comprar 68000 mls, ou seja, 68 litros de cerveja EM UM BARZINHO (porque o preço da cerveja no mercado é bem diferente nos dois países). Um garçom brasileiro pode comprar  146 litros e meio de cerveja. Já em Dublin você pode tomar em um pub 115,3 litros de cerveja. O Brasil ganhou uma.

Bom, você já alugou um apartamento, comprou comida para casa e tomou cerveja com os amigos. Agora você quer comprar um tenis novo. Vejamos, um tenis Adidas como o da foto abaixo custa 200 reais no Brasil.

Aqui em Dublin já vi por 35 euros e se comprasse dois ganhava um de graça. Porém, pesquisando hoje em uma loja que tem aqui no centro encontrei por 60 euros, não é exatamente o mesmo modelo mas quase todos os outros modelos estavam ou por esse preço ou por menos. Calculando em números vemos que: com salário mínimo no Brasil você compra dois pares e sobra 110 reais. Um garçom compraria 5 pares e sobraria 100 reais. Já em Dublin você compraria 23 pares desse mesmo modelo e ainda sobrariam alguns euros.

Poderia fazer isso infinitamente mas vou ficar por aqui. Acho que a proporção se mantém, com exceção no caso da cerveja vendida em pub, no Brasil as coisas são bem mais difíceis de se conseguir. Se fizermos apenas a conversão da moeda os preços se equivalem, embora em alguns casos mesmo convertendo o produto fique mais barato aqui (pão, tenis, playstation 3, entre uma  série de outras coisas) e em outras fique mais barato no Brasil. Agora, quando se tenta analisar o poder de compra de um empregado na Irlanda e de um empregado no Brasil a diferença é um muito grande, como foi mostrada nos exemplos que eu citei.  Se você conseguir um emprego qualquer(qualquer mesmo) e fizer 40 horas, você vive muito bem. Não é a toa que está cheio de estrangeiros por aqui, não só de brasileiros, mas também espanhóis, alemães, eslovakos, poloneses, argentinos, indianos, maurícios etc…

Até mais!

About these ads

Tags: , ,

30 Respostas to “Custo de Vida Irlanda x Brasil”

  1. Eduardo Says:

    Muito interessante teus comparativos pois existe uma idéia comum de que na Europa voc~e ganha bem mas se tem um alto custo de vida, o que acabanos de ver que não é verdade. Creio que as diferenças se acentuariam ainda mais se você comparasse os salários de outras categorias profissionais como professores e policiais por exemplo.

  2. Vidamuc Says:

    Ei, adorei tb seu comparativo.
    Embora esteja vendo hoje, 21 de maio, nao deixa de ser atual. E porque to de saco cheio de ver noticias sobre o tal boom da economia e na pratica, o trabalhador se fuuu… Acredito sim que a economia esteja crescendo, e com ela, a corrupcao, os precos dos produtos o custo de vida, as horas trabalhadas, o stresse, enfim…, somados ao boom da economia brasileira, gostaria que diminuisse o valor da cesta basica (que e basica mesmo), que aumentasse o poder de compra do pobre trabalhador (que so vive de parcelas e dividas no cartao de credito) e tem que se embriagar nos finais de semana pra esquecer dos problemas financeiros e fingir que ta “tudo bem”. Ah, ia esquecendo…seria otimo se a Seguranca melhorasse, a populacao tivesse atendimento digno nos hospitais publicos, equipados, e tambem, a educacao publica, que ja foi pra o brejo ha muito tempo. Pelo menos encontrei alguem aqui nesse blog realista. :p

    • 2010emdublin Says:

      E ai, obrigado pela audiência. Pois é, todos dizem que a economia do Brasil está crescendo e aqui eles tem essa idéia também. Não que não esteja de fato, mas mesmo assim, a diferença entre os pobres daqui e os pobres que vemos no Brasil é muito grande.

      abraço!

  3. Rodolfo Sakai Says:

    e ai…..estou querendo ir pra estudar e trabalhar, porem, a carga horária de 20hras semanais com o salário de 8,5 euros, é suficiente para se manter no minimo????
    valewwww

    • 2010emdublin Says:

      e ai Rodolfo!

      Cara, ganhando 8,5 e fazendo 20 horas dá um total de 680 por mês. Dá pra se manter TRANQUILAMENTE por aqui, sem muito luxo. Agora, esse lance do visto não é exigido na maioria dos lugares, ou seja, tu pode fazer mais de 20 horas mesmo estudando. Aliás, todo mundo aqui estuda e faz hora pra cacete.

      Até mais!

  4. Róger Monteiro Says:

    Foi muito bom saber esse olhar de um brasileiro que já vive na Irlanda, pois pretendo ir fazer intercâmbio ano que vem e vou ficar 1 ano.
    Valeu !!!!!!!!!

  5. Luis Filipe Says:

    Mt bom este post.. eu vou.. IRLANDA!!!

  6. Aline Says:

    Oi, estava fazendo uma pesquisa na internet sobre Dubli, pois eu e meu marido estamos pensando em sair do Brasil.
    Resolvi te mandar essa mgs pq somos de POA tb e gostariamos muito de ter informacoes mais detalhadas sobre Dublin.
    Vc pode nos ajudar..
    A principio vamos sair daqui como um intercambio, pra poder chegar com permissao de trabalho..
    entao gostariamos de saber como esta as ofertas de trab por ai?
    nos ja moramos 4 anos na Nova Zelandia e voltamos, mas nao conseguimos nos adaptar por aqui e agora estamos buscando um novo destino..
    Gostaria muito que vc pudesse nos ajudar..
    um abraco..

    Aline

    • 2010emdublin Says:

      E ai Aline!

      Olha, te dizer como estão as ofertas de trabalho de um modo geral é difícil. Posso te dizer que tem casos e casos por aqui. Pessoas com inglês bom e que não conseguem nada, pessoas que não falam nada e conseguem logo de cara. Particularmente acho que depende do seu esforço, quantos currículos você entrega por dia, se conhece os sites e envia currículos por e-mail etc… Com um bom nível de inglês é mais fácil porque você vai ter mais possibilidades.

      Até mais!

  7. Andréa Says:

    Olá, Estou indo em Janeiro para Irlanda e gostaria de saber qual a melhor cidade para ficar em relação custo-beneficio

    Até mais

    • 2010emdublin Says:

      E ai Andréa,

      olha, as três maiores cidades da Irlanda são Dublin, Cork e Galway. Estive em Galway essa semana e me pareceu uma cidade bem bacana. Porém acho que a melhor opção é Dublin mesmo. Acho que o custo das três é parecido, embora Dublin por ser maior tenha mais oferta de trabalho, mas também maior concorência. EU se fosse você viria para Dublin, viajaria logo no início para Galway e Cork e depois se achasse necessário mudaria para uma das duas cidades, até porque nada te prende em Dublin e é relativamente fácil mudar de cidade NO INÍCIO, porque com o passar do tempo você começa a adquirir coisas e mais coisas e ai se mudar começa a ser um transtorno.

      Até mais.

  8. Maria Luiza Says:

    Olá Eduardo, gostei muito do seu post, principalmente do enfoque matemático na comparação entre o custos de vida de Porto Alegre e Dublin.
    Estou muito interessada em ir para a Irlanda, mas não tenho encontrado muitas respostas às minhas dúvidas. Acredito q no geral é sobre a possibilidade de um emprego. Sou professora universitária e pela falta de maior titulação não tenho conseguido ingressar nos vários concursos que ocorrem aqui no Brasil. Sou também da área de Tecnologia e por mais que envie os currículuns não sou selecionada, apesar da experiência por causa da minha idade. Hoje com 50 anos estou com muitas dificuldades em acertar uma posição aqui no Brasil, então te pergunto, eu teria alguma chance de arrumar um trabalho para me manter e manter minha familia aqui, pois aliado a qualificação, tenho passaporte europeu e ingles intermediário. Ficarei feliz se tiver algo de positivo.

    • 2010emdublin Says:

      E ai Maria Luiza!

      Olha só, é complicado dizer se tu vai chegar aqui e conseguir um emprego que vá te satisfazer profissionalmente. O que tem bastante é sub-emprego, principalmente em pub, cafés etc… São trabalhos cansativos e na maior parte dos casos quase que exclusivamente braçais. Eu acho que depende muito de como tu vai encarar isso. Se tu fizer 40 horas em qualquer emprego ganhando o mínimo que é 8,65 tu vai receber aproximadamente 1300 euros por mês . Dá pra viver tranquilamente com isso, dividindo apartamento com outras pessoas e viajando de vez em quando. Se tu quiser algo melhor ai depende da tua área de atuação e as exigências já começam a ficar maiores, tal como inglês bom, derepente ter contatos nos locais onde tu quer trabalhar, maior conhecimento da cultura local etc… Um dos meus flatmates é brasileiro, está morando aqui já a três anos, a família dele já veio pra cá tbm e agora ele está trazendo a filha. Ele trabalha como kitchen portter (ajudante na cozinha) que é um dos trabalhos mais pesados que tem por aqui, principalmente à noite e agora vai virar chef no pub onde ele trabalha. Ele está feliz. Eu acho que na dúvida tu deve vir e ver o que acontece e se não for o que tu espera tu volta.

      Espero ter ajudado, abraço!

  9. Anderson Rodrigo Says:

    Boa tarde, amigo!

    Estou pensando em ir para a Irlanda entre Abril e Junho, a principal duvidas são as seguintes:

    Ficar por duas semanas em casa de familha e depois tentar alugar algo em grupo é melhor do que fechar um pacote com uma escola por seis meses com quarto compartilhado?

    Sei que é muito relativa a minha pergunta, mas o que você acha?

    Muito obrigado!

    • 2010emdublin Says:

      E ai Anderson!

      Eu optaria por apenas uma semana de casa de família, pois é tempo suficiente para arrumar um lugar para morar, a não ser que tu tenha uma grana a mais e queira pagar pela exepriência de viver um pouco mais com uma família irlandesa. Eu não sei quanto fica esse quarto compartilhado de escola, não conheço ninguem que tenha feito isso. O aluguel aqui gira em torno de 250 – 300 euros por mês pra dividir o quarto com uma ou duas pessoas. Se você subir pra 350 já começa a achar quartos single.

      abrass

  10. Janeli Claude Says:

    ola gostei muito estou pesquisando sobre irlanda pfv mais notiçia

    • 2010emdublin Says:

      E ai Janeli!

      Legal que tu gostou do blog. Olha só, pras pessoas que estão pesquisando mais a fundo pra vir morar e tal eu recomendo o site do E-dublin e no orkut a comunidade “Dublin para brasileiros”, onde tu vai encontrar muita informação, porque o meu blog é mais para curiosidade. Mas claro, todo mundo é bem vindo aqui para postar dúvidas, críticas etc…

      abraço!

  11. Janeli Claude Says:

    me envia msg

  12. Gabriela Ferreira Says:

    Bom dia,

    Eu estava tirando algumas duvidas no google sobre a Irlanda e encontrei o seu blog que foi muito interessante.

    Gostaria de tirar algumas informações caso fosse possível! Minha irmã esta querendo ir para Londres ou Irlanda viver para aprender inglês e trabalhar.

    Vc poderia me dizer se é fácil encontrar trabalho ai ? e qual o Preço de um quarto para 2 pessoas o quarto é para ela e para uma amiga? vc poderia passar algum contacto de pessoas que alugam quartos?

    Muito obrigada,

    Gabriela Ferreira

    • 2010emdublin Says:

      E ai Gabriela,

      Normalmente as pessoas que estão vindo tem essa dúvida.
      O que tem bastante é sub-emprego, principalmente em pub, cafés etc… São trabalhos cansativos e na maior parte dos casos quase que exclusivamente braçais. Se tu fizer 40 horas em qualquer emprego ganhando o mínimo que é 8,65 tu vai receber aproximadamente 1300 euros por mês . Dá pra viver tranquilamente com isso, dividindo apartamento com outras pessoas e viajando de vez em quando. Se tu quiser algo melhor ai depende da tua área de atuação e as exigências já começam a ficar maiores, tal como inglês bom, derepente ter contatos nos locais onde tu quer trabalhar, maior conhecimento da cultura local etc…

      Minha opinião pessoal é de que depende só do teu esforço. A crise existe e dá pra notar algumas diferenças (baseado no que as pessoas que estão aqui a mais tempo falam), porém, não conheço ninguém que tenha procurado emprego e não tenha achado.

      Quanto ao site de vagas de apartamento, procura no daft.ie. Te adianto que os preços variam de 200 até 350 por pessoa.

      Até mais!

  13. Thiago F. Yokota Says:

    Olá, interessante o comparativo.
    Tenho um irmão morando aí em Dublin também! Ele disse que há mesmo esse baixo custo de produtos, mas também comentou que o custo de prestação de serviços é muito caro também. Tanto que ele agendou vários serviços da área da saúde por aqui (médico, dentista, etc.) Valoriza-se o serviço ao invés dos produtos, o que considero mais humano, rs. Esse foi o primeiro post que lí do seu blog, vou ver também se encontro algum comentário sobre isso, caso não tenha já indico como uma idéia de próximo post!
    Um abraço

  14. janeli Says:

    ola amigão ha como permacer legalemente mesmo quando visto vencer ? há meio de prolongar ou de tratar a permanencia?

  15. Caren Says:

    Adoorei essa sua comparação, estou querendo mto ir p Irlanda ano que vem, estou pesquisando custos de vida da Irlanda, Canadá e Londres… Irlanda até agora ganhou, depois desse seu exemplo… Acho que ja sei p onde vou (rs)!! Obg… Beijos

  16. francinete Says:

    oi gostaria de saber qual a escola mais barata para fazer o curso de ingles durante 1 ano

  17. Pipão Says:

    E ai fera td certo?

    Cara acabei de acertar tudo por aqui! Fechei um ano com uma agência (6meses estudo e 6 meses de férias). Tenho uma dúvida referente a quantia de grana que devo levar! Estou juntando uins reais aqui e to querendo levar 3500 euros, o que acha? mesmo porque quero chegar e procurar emprego, pois estou indo contra vontade dos meus pais, bom, quero arrumar um emprego o mais rápido possível!

  18. Edimar Says:

    Simplesmente maravilho!!

    Tenho 02 irmãs que mora em Londres e pelo visto ai é bem melhor
    Valeu!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: